Pular para o conteúdo
Home » Os lagartos teiús são perigosos?

Os lagartos teiús são perigosos?

Os s teiús são alguns dos maiores lagartos por aí, mas são relativamente inofensivos para os humanos. Os ataques de teiú são raros, mas ser mordido por um tegu pode ser uma experiência muito dolorosa que requer atenção médica. Independentemente disso, os tegus que são criados em cativeiro desenvolvem uma disposição mansa e raramente mostram sinais de agressão.

Imagens de DRONE mostram avanço da...
Imagens de DRONE mostram avanço das OBRAS sobre o Rio Araguaia, em Goiás

Apesar de serem inofensivos aos humanos, os lagartos tegus selvagens representam uma ameaça para outras espécies, especialmente nos EUA, onde se tornaram uma espécie invasiva após terem sido introduzidos da América do Sul.

Os tegus selvagens não são venenosos nem perigosos para os humanos.

Ataques de tegu sobre o homem

Os tegus selvagens podem ser agressivos, mas mesmo assim raramente atacam os seres humanos. Se o fizerem, podem começar a chicotear e morder a cauda, o que pode doer muito. Os lagartos teiús são na verdade equipados com dentes afiados como os de mamíferos e têm uma mordida poderosa e feroz que pode quebrar ossos. Felizmente, eles não são suficientemente grandes para prejudicar seriamente uma pessoa adulta (embora tecnicamente possam morder seu dedo, portanto não tente a paciência deles) e os ataques de tegus são raros. Ser mordido por uma tegueira é comparável a ser mordido por um cachorro e pode exigir cuidados médicos em alguns casos. Um homem no Brasil foi ferido por um tegueiro selvagem enquanto tentava defender seu cão, ele teve laceração no topo de seu dedo e dor excruciante por várias horas.

Os tegus não são venenosos

Os teiús não são venenosos e não têm mordidas venenosas. A maioria das espécies de lagartos (por exemplo, lagartos-monitores) contém glândulas venenosas e substâncias venenosas em sua saliva, este não é o caso do teiús. Sua mordida não é venenosa, embora as lesões por mordida ainda possam ser infectadas e precisem ser tratadas de acordo. Como todos os répteis, o tegus contém quantidades moderadas de bactérias nocivas, tais como salmonelas em seus corpos, que podem ser potencialmente transmitidas aos humanos através de suas mordidas e excrementos.

Ameaças a outras espécies

Os tegus são omnívoros e especialmente bons a se alimentarem de ovos de outros animais. Eles têm sido observados alimentando-se tanto de ovos de aves como de crocodilos na natureza, o que é uma preocupação em alguns estados dos EUA, como a Flórida e a Geórgia, onde foram introduzidos nos últimos anos através do mercado de comércio de animais de estimação e se tornaram uma espécie invasiva. Sua dieta também consiste principalmente de insetos quando são juvenis, mas quando adultos crescem o suficiente para se alimentarem de roedores e aves, e podem potencialmente prejudicar animais maiores. No entanto, tegus sofisticados não são geralmente uma ameaça para outros animais de estimação, como gatos e cães.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: