Pular para o conteúdo
Home » 5 Razões pelas quais o Teiú é o melhor lagarto de estimação

5 Razões pelas quais o Teiú é o melhor lagarto de estimação

O teiú argentino tem sido frequentemente elogiado como sendo o melhor lagarto de estimação, graças a seu temperamento suave, alta inteligência e qualidades de cão. No que diz respeito aos répteis, os teiús são realmente apenas cachorros grandes e escamosos! Você não encontrará nenhum outro lagarto que se ligue ao seu dono da mesma forma que um teiú, mesmo mostrando sinais inequívocos de afeto. Abaixo, cinco razões para teiús são simplesmente as melhores.

Tegu Lizard - The best pet reptile

1. Eles são altamente inteligentes

O teiú é possivelmente o réptil mais inteligente que existe. Na verdade, há um debate contínuo se os lagartos-monitores ou teiús são os répteis mais inteligentes, mas eu gosto de pensar que os monitores são “mais inteligentes” enquanto os teiús são “mais inteligentes”. Os Teiús mostram uma forma de inteligência que vai além de pregar partidas e resolver problemas: os teiús podem efetivamente criar laços com seus donos, eles respondem bem ao treinamento e manuseio, e ainda por cima sim – eles também pregam partidas.

2. Eles podem ser afetuosos

Sim, o teiús pode ser fofo e afetuoso. Algumas pessoas vão ao ponto de dizer que teiús são como os cães, porque eles fazem companheiros leais sob as circunstâncias certas. Deve-se notar que eles ainda são lagartos e, como tal, não demonstram afeto da mesma forma que um cão poderia demonstrar. Na verdade, eles são mais parecidos com o comportamento dos gatos, já que tendem a se manterem reservados, mas anseiam por atenção de vez em quando. Eles escalarão e rastejarão por toda parte, agitarão a cauda e agitarão calmamente a língua, e eu acho que isso é o equivalente do ronronar dos répteis.

3. Eles não são agressivos

A maioria das espécies de teiú são relativamente fáceis de domar e geralmente não são consideradas agressivas. Muito pelo contrário, o teiús pode ser bastante amigável! Mas se você vai adotar um pensamento que vai te amar (ou mesmo como você) desde o primeiro dia, você vai se decepcionar. O teiús, como qualquer outro réptil, estará desconfiado de sua presença no início e só gradualmente começará a reconhecê-lo como um cuidador ao longo de várias semanas ou meses. Domar um teiús é um longo processo que requer muita paciência! Felizmente, algumas espécies como o teiú argentino preto e branco e o teiú vermelho se tornaram tão populares no comércio que são facilmente domesticados. O teiú colombiano ou Golden, por outro lado, é geralmente considerado mais “agressivo” e difícil de domar, mas realmente requer apenas um pouco de esforço extra. No final, uma túnica feliz que foi criada com amor e cuidado durante muitos anos não mostrará nada além de lealdade para com seu proprietário. Morder ocorre muito raramente e quase sempre por acidente, e mesmo assim – geralmente não é motivo de preocupação, pois os teiús não são perigosos para os humanos.  

4. Fácil de cuidar

O teiús pode exigir muito espaço e muita atenção, mas no que diz respeito aos animais de estimação exóticos, eles são relativamente fáceis de manter. De fato, uma vez que você tenha seu recinto montado, é apenas uma questão de fornecer comida e água, como se você fosse cuidar de um gato doméstico. A teiú certamente gosta de ser manipulada e interagir com seus donos, mas eles também terão prazer em passar o tempo sozinhos e não precisam de atenção constante. E como eles não são comedores picuinhas, mantê-los bem alimentados e felizes é geralmente um “no brainer” – você pode até mesmo alimentá-los com comida normal da mercearia e sobras do seu jantar. 

5. Não tão caro quanto você possa pensar

Os teiús definitivamente não são baratos – mas grande parte do custo está relacionado à instalação de um cercado suficientemente grande com aquecimento adequado, que acabará abrigando seu animal de estimação por vários anos ou mesmo décadas. Pessoas que economizam dinheiro podem construir seu próprio cercado de madeira ou usar uma tenda de cultivo para economizar dinheiro, e permitir que sua tenda sofra contusões no inverno também reduzirá consideravelmente os custos com aquecimento e alimentação durante vários meses por ano. E como o teiús come quase tudo, as escolhas alimentares baratas estão amplamente disponíveis. Você pode fornecer uma dieta saudável e diversificada para um teiús sem quebrar um banco, estocando em pescoços de galinha e moela, filé de peixe, ovos e até mesmo comida para cães ou gatos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: